quarta-feira, 25 de março de 2009

UNIVERSIDADE AUTÁRQUICA

Caros camaradas,

Pediu o Grego Arquimedes que lhe dessem uma alavanca para que ele pudesse mover o mundo. Revelou aqui o espírito invariavelmente inconformista tão bem encarnado nos jovens e no seu desejo que tudo conseguimos alterar se para isso tivermos os meios.

É com este espírito que a JS FAUL decidiu organizar uma Universidade Autárquica.

Para a juventude o sonho não tem limites: sejamos razoáveis, exijamos o impossível como se gritou naquele 1968 que transformou o mundo que conhecemos.
O nosso objectivo não é exigir mas simplesmente pensar e enquadrar esses pensamentos de maneira a transformar o país em que vivemos e que tanto queremos melhorar.

Por se tratar de uma Universidade Autárquica, o objectivo passa obviamente por convocar e alertar todos para os desafios que se avizinham.

As eleições autárquicas têm o condão de mobilizar os cidadãos pois são aquelas em que os rostos do poder estão mais próximos. Aquelas onde todos querem dar o seu contributo para participar directamente na defesa do ambiente que os rodeia.

Como tema genérico da Universidade decidimos optar por uma ideia:

Questões locais, Políticas Metropolitanas.

A área metropolitana de Lisboa não é um conjunto de ilhas dispersas mas um aglomerado com vários milhões de pessoas onde existem novos paradigmas que é preciso conhecer e debater.

Questões do trânsito, da água e do combate à pobreza são o espelho do novo panorama da realidade autárquica e da necessidade de cooperação pela racional utilização dos meios que temos à nossa disposição.

Para melhorar temos de olhar para os bons exemplos que os nossos vizinhos, seja em Portugal ou no estrangeiro e, se necessário, copiar as suas boas práticas.

São esses exemplos e essas ideias que vamos trazer com o indispensável contributo dos nossos convidados. Debatê-las e envolvê-las na comunidade política jovem que pensa e que age será o resultado que irá ser divulgado no manifesto eleitoral que queremos construir a partir desta iniciativa.

Mais do que um espaço de respostas, a Universidade Autárquica propõe-se ser um espaço de perguntas.

O objectivo será preparar o Presente a pensar no Futuro.

JS FAUL

Sem comentários:

Enviar um comentário