sábado, 8 de agosto de 2009

INTRODUÇÃO AO MANIFESTO

MANIFESTO AUTÁRQUICO DA JS FAUL

O FUTURO HOJE.


Ao longo dos últimos meses a Juventude Socialista da Área Urbana de Lisboa procurou recolher informações e ideias de jovens que se recusam a aceitar aquilo que lhes é apresentado, acreditando que podem ir mais além.

São pessoas informadas, socialmente conscientes e que querem ter uma voz activa na sociedade onde vivem e para quem as leis não são um fim em si mesmo. Para nós, as leis são um meio para prosseguirmos as nossas ideias para uma Área Urbana mais justa, que se destaque pela qualidade de vida que, com o mundo em que hoje vivemos, nos recusamos a aceitar que seja colocada em segundo plano.

A Área Urbana de Lisboa está entre as 20 maiores áreas urbanas da Europa, com uma população total superior a 2 milhões de habitantes. Ora, com estes dados entendemos que não estamos sozinhos e que, alguns dos nossos parceiros europeus passam por problemas similares e que, adaptados às suas próprias realidades, procuram cooperar no sentido de melhorar o nosso dia-a-dia.

Para isso recusamos as gestões casuísticas de meras opções orçamentais. As políticas devem ser planeadas para que possam atingir determinados objectivos a fim de evitar que as grandes discussões surjam apenas de quatro em quatro anos. Gerir uma autarquia é pensar o seu futuro.

E como as nossas autarquias não são ilhas num enorme mar, é indispensável conhecer o que de bom se faz nos outros concelhos e conseguir trazer para o nosso as melhores soluções. O nosso objectivo final é desenvolver uma política comum e de longo prazo para criar cidades sustentáveis aos mais diversos níveis.

Já conseguimos vitórias que muitos davam como meras utopias: a interrupção voluntária da gravidez, a Lei de limitação de mandatos e, principalmente, a Lei da Paridade que trouxe para a vida cívica muita gente que acreditava que o seu caminho estava vedado. Mas não é por isso que nos damos por satisfeitos. Temos mais ideias e mais projectos!

O Manifesto Autárquico JS FAUL foi dividido em 7 eixos que vão explicar, de forma concreta, as nossas ideias para o que pretendemos que seja concretizado nos diferentes concelhos da nossa Federação.

Esses eixos são:

1. AUTARQUIAS DO SÉCULO XXI – o que mudou e o que pode mudar?
2. NOVA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO CÍVICA – decisões tomadas por todos;
3. QUALIDADE DE VIDA – consciencializar e decidir;
4. VALORIZAÇÃO DO TRANSPORTE COLECTIVO – por ti e por todos;
5. DIREITO À CULTURA – não tem substituto;
6. EDUCAÇÃO – preparar o futuro;
7. POLÍTICAS INTERGERACIONAIS – para tod@s;

Com isto queremos provar que podemos fazer melhor. Podemos ser novas soluções para velhos problemas.

Porque nunca é demais recordar que, quando há eleições é o futuro de todos que está em causa e esse futuro não deve ser decidido pelos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário