quinta-feira, 13 de agosto de 2009

POLÍTICA DE VERDADE

Um dos novos cartazes do PSD trás uma mensagem muito bonita: Prometam só o que podem cumprir.
Como considero que devemos reconhecer o bem que outros fazem, quero aqui deixar uma palavra de reconhecimento à Dra. Manuela Ferreira Leite pois cumpre aquilo que promete.
Se bem se recordam, a Sra. falou em suspender a democracia durante 6 meses ("para meter tudo na ordem"): ora, é isso mesmo que se está a passar dentro do PSD. A democracia foi suspensa, só "fala" a líder. E coloco falar entre aspas porque não se ouve uma palavra construtiva da Sra há muito tempo, nem sequer para comentar o que se passou dentro do seu partido.
Quando se "discutiam" as listas de candidatos às eleições legislativas, MFL puxou dos galões ("eu digo como é que é") e impôs todos os nomes dos seus apoiantes às bases que, com total estupefacção, foram postas perante um facto consumado. Não satisfeita, a Presidente do partido resistiu à confirmação das listas por voto secreto, preferindo o tradicional voto de braço no ar, ou as suas versões mais imaginativas como o voto de cores ou o voto com canhoto. Parecia uma reunião do comité central, com o triunfo do centralismo democrático perante as reaccionárias forças que procuram, a todo o custo, colocar Portugal no comboio do progresso e do desenvolvimento. Velhacos!
Será este o PSD que se afirma como alternativa? será este o PSD que pratica uma política de verdade? É o PSD de António Preto e de Helena Lopes de Costa?
A democracia não convive com ditaduras da maioria, não convive com rasgos de autoritarismo, não convive com eternos e enigmáticos silêncios sobre os mais diversos assuntos.
Não se pode ganhar eleições sem dizer uma palavra, sem fazer uma proposta.
Dizer “prometam só o que podem cumprir” mais do que vago é uma ofensa a todos aqueles que tentam todos os dias dar o seu melhor para construir um Portugal mais justo e mais solidário e que trabalham para isso. É qualificar quem faz política de fala barato. É indigno de uma força política…
É caso para perguntar, mais uma vez, Dra. M. Ferreira Leite, o que pensa disto?

Sem comentários:

Enviar um comentário