sábado, 8 de agosto de 2009

POLÍTICAS INTER-GERACIONAIS

Assumimos que existem duas faixas etárias que devem merecer especial atenção por parte dos municípios pois são eles que, na maioria dos casos mais necessitam do apoio do poder autárquico: a Juventude e os Seniores.

Se estamos convictos que o alargamento dos programas de desporto jovem pode ser uma realidade, parece-nos igualmente digno de realce a criação de programas de apoio à prática desportiva para as populações seniores. Será uma maneira de manter todos em forma evitando os problemas de saúde que um estilo de vida mais sedentário acaba por conduzir.

Essa mobilidade pode também ser incentivada com iniciativas de passeios seniores que são sempre motivos de grande animação e convívio, para promover a nossa cultura. E ainda com a criação, a partir do 65 anos, de um passe de mobilidade que lhes permita circular, de forma gratuita e por todos os transportes, dentro de um determinado horário.

E, em semelhança do que já existe em alguns concelhos, deve ser incentivada a criação de universidades seniores para poder suprir o desejo de aprendizagem que muitos ainda demonstram ter.

Para os que, pela sua situação, não possam usufruir destas iniciativas, os municípios devem continuar as suas políticas de apoio domiciliário sendo as mesmas alargadas aos fins-de-semana pois as necessidades das pessoas não param nesses dois dias.

Para os jovens, queremos utilizar a experiência que muitos dos seus vizinhos tem para que estes possam colaborar, mesmo depois de aposentados, com diversas actividades escolares.

Defendemos igualmente a colocação de jovens nos Centros de Apoio às vítimas pois a sua presença pode garantir um maior à vontade para o diálogo.

Com isto, temos a certeza que conseguiremos melhorar a vida de muitos milhares de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário