segunda-feira, 6 de julho de 2009

Os dois anos de António Costa

Na passada 6ª feira tive oportunidade de estar presente numa conferência cujo o orador foi o Dr. António Costa, actual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Falou-se de tudo o que se passou em Lisboa nos últimos dois anos e de facto a Lisboa de hoje não é a mesma de há dois anos atrás que estava super endividada e que não avançava com o tempo, que não tinha a dinâmica que nela podemos observar hoje nos nossos dias.

Falou-se do que se fez e não foi pouco numa câmara preocupada com os problemas dos Lisboetas. Contudo, há que sublinhar que houve projectos estruturantes que não foram executados porque, simplesmente, não foram aprovados pela Assembleia Municipal de Lisboa, cuja maioria pertence ao PSD.

É incrível como é que se pode ter feito tanto em 2 anos. Evidencio alguns passos importantes:

Reduziram a dívida aos fornecedores;

Prazos de pagamentos reduzidos para 192 dias;

Extinção de empresas municipais desnecessárias;

Reestruturação da EPUL;

Reequilibraram a EGEAC, EMEL e GEBALIS;

Redução da despesa em 253,2 milhões em 2008;

Redução do número de assessores;

Redução da frota automóvel de ligeiros;

Definição de regras claras para a atribuição de casas, alienação de património, atribuição de subsídios, atribuição de ateliers e na gestão urbanística aprovámos o Regulamento de Complemento de Lote, o REMUEL – Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação de Lisboa, o Regulamento Municipal de Taxas Urbanísticas e o Regulamento de Cedências e Compensações;

Recuperação e investimento nos pavimentos, assim como calçadas;

Recuperação de 7 miradouros e 16 jardins;

Melhoramentos a nível de limpeza da cidade

Elaboração e aprovação de planos para os sem-abrigo.

Estes estão entre os muitos passos importantes dados pela CML e que visam a recuperação da cidade de Lisboa. Os resultados começam a aparecer, pois, hoje já é possível dar início a alguns projectos importantes para o futuro da capital. Com estas medidas, sem dúvida que a CML entrou no rumo certo porque hoje prepare-se o amanhã. Foram passos fundamentais, aqueles que podemos encontrar e analisar ao pormenor em www.antoniocosta2009.net.

António Costa há dois anos encontrou uma câmara endividada e desgovernada. Não se pode fazer como outros partidos fizeram na Câmara, obras, obras e mais obras sem sequer haver dinheiro para as pagar. Tem que haver um equilíbrio como António Costa tem feito. Um equilíbrio onde seja possível conjugar o pagamento de dívidas com a preparação, projecção e sustentação do futuro da cidade de Lisboa.

Depois da conferência, em quatro palavras consigo resumir o que foi feito nos últimos dois anos: recuperação, inovação, progresso e equilíbrio


Nuno Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário