sexta-feira, 12 de junho de 2009

CARTA ABERTA DA JS DE SINTRA

Recebemos da parte do Coordenador Concelhio de Sintra, camarada Daniel Almeida, uma carta aberta a todos os camaradas daquele concelho que me parece deveras relevante aqui reproduzir.

Sintra é um concelho que, pela sua extenção e diversidade merece a melhor atenção do PS nas próximas eleições. Tem sofrido com 8 anos de governo "para a televisão" da coligação PSD/CDS-PP que não trouxe o desenvolvimento natural que todos estariamos à espera.

É essencial cerrar-mos todos fileiras junto da candidatura da camarada Ana Gomes para que seja possível mudar a política e garantir a Sintra o lugar de destaque que é seu por direito dentro da área urbana de Lisboa.

Força JS SINTRA!

RM

Car@ Camarada,

Realizaram-se no Domingo as eleições para o Parlamento Europeu, com resultados que infelizmente não corresponderam ás nossas expectativas, mas que merecem uma séria reflexão e a aceitação de todos os socialistas, uma vez que, são fruto de um sufrágio democrático e livre no qual os portugueses decidiriam não nos atribuir a confiança que lhes foi pedida para que pudéssemos ter condições de reforçar o excelente trabalho desenvolvido pelos nossos deputados no Parlamento Europeu e a sua luta por um projecto Europeu que conduza à construção de uma Europa cada vez mais forte, solidária, tolerante e capaz de colocar os seus cidadãos sempre em primeiro lugar.

Durante estes mais de dois anos de mandato durante os quais tenho tido a honra de liderar a estrutura Concelhia da Juventude Socialista, um dos principais objectivos da nossa equipa foi a construção de uma JS activa, consciente, dinâmica e capaz de pensar a política e as políticas locais, nacionais e europeias.

Foi por isso que a Europa marcou também o passado recente da nossa organização, pelo que, terminado este primeiro ciclo do ano eleitoral de 2009, chegou o momento certo de cada um de nós, Jovens Socialistas de Sintra, “olharmos para o passado pensando o futuro”, fazendo um balanço sobre o que foi o nosso trabalho em torno das questões europeias, bem como, a nossa participação na campanha eleitoral.

Escrevo-te com este objectivo.

Em Fevereiro de 2008 organizámos, com grande sucesso, o primeiro debate em Sintra sobre “O Tratado de Lisboa e o Futuro da Europa”, que decorreu no Palácio de Valenças com os camaradas Edite Estrela e Vitalino Canas, tendo esta sido uma iniciativa importante para fomentar o debate e despertar o interesse dos nossos jovens militantes em torno das questões europeias.

Já em Abril de 2009, a convite da nossa camarada Edite Estrela, um grupo de militantes da JS Concelhia de Sintra viajou até Bruxelas para uma visita ao Parlamento Europeu, numa viagem única e marcante que permitiu a todos os participantes conhecerem de perto o funcionamento das instituições europeias e reforçar o seu sentimento de cidadãos Europeus.

No período de arranque da campanha para as eleições ao Parlamento Europeu, a JS organizou em Lisboa o “Campus JS Europa”, uma iniciativa de grande importância política que teve um enorme sucesso, e na qual a nossa Concelhia marcou uma presença exemplar.

Para além destas, estivemos presentes em várias iniciativas organizadas pelo nosso Partido em torno das questões europeias, com níveis de participação que revelaram um crescimento do interesse demonstrado pelos nossos militantes sobre estas temáticas.

No que concerne ao período de campanha, a JS Concelhia de Sintra não ignorou a importância destas eleições, revelando empenho e uma grande dinâmica aos vários níveis de actuação.

Alargámos e dinamizámos os canais de difusão da informação ao nosso dispor, de forma a mobilizar e informar em permanência os nossos militantes, procedendo a actualizações constantes do nosso blogue e disponibilizando um número de telemóvel para qualquer informação a qualquer hora do dia.

Quanto à campanha de rua, a nossa participação foi muito significativa. Tivemos a presença de militantes da Concelhia de Sintra da JS na caravana nacional durante praticamente toda a campanha, e acompanhámos o excelente trabalho realizado pelos nossos camaradas da JS FAUL, o qual tivemos a oportunidade de testemunhar quando a eles nos juntámos em acções nos vários Concelhos do nosso distrito. Também em Sintra não faltámos à chamada, e ajudámos o nosso Partido nas distribuições de material de campanha promovidas pelas várias secções do nosso Concelho.No último dia de campanha, terminámos em grande força com o excelente comício de Lisboa, onde contámos com a presença de mais de duas dezenas de militantes da Concelhia de Sintra da JS.

Na noite eleitoral, a presença dos jovens militantes socialistas na sede da nossa concelhia reflectiu aquele que é o sentimento reinante...decepção pelos resultados eleitorais obtidos mas uma grande satisfação pelo excelente trabalho realizado pela Juventude Socialista a nível nacional, federativo e concelhio, sendo que, os resultados do PS em Sintra justificam a grande motivação dos nossos militantes e a vontade de enfrentar com determinação e empenho os desafios que se avizinham, de forma a ajudar o PS à merecida renovação da confiança dos portugueses no nosso governo, e conduzindo o Partido Socialista e a nossa camarada Ana Gomes a uma grande vitória que coloque Sintra, de novo, no mapa do desenvolvimento e do progresso.

É para isso que já estamos a trabalhar!

Contamos contigo nesta missão, pois, com a união, determinação e empenho de todos, certamente iremos alcançar as grandes vitórias que ambicionamos, para bem de Sintra e de Portugal.

Cumprimentos Jovens Socialistas.

Daniel Almeida

(Coordenador Concelhio da JS de Sintra)

Sem comentários:

Enviar um comentário