quinta-feira, 25 de junho de 2009

PJ envia para Ministério Público processo das dividas na Junta do Beato entre 2003 e 2005 no mandato do Partido Comunista

Desviou cem mil euros da freguesia do Beato

por SÓNIA SIMÕES


A PJ concluiu a investigação a um contabilista suspeito de desvio de dinheiro e falsificação de documentos. O actual presidente da junta de freguesia ainda não conseguiu saldar todas a dívidas que o funcionário contraiu.

Um contabilista que trabalhou mais de 25 anos ao serviço da Junta de Freguesia do Beato, Lisboa, poderá vir a ser acusado do desvio de cem mil euros em dinheiro e falsificação de documentos.

Segundo a investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, entregue esta semana ao Ministério Público, o funcionário ter-se-á apropriado de, pelo menos, cem mil euros entre 2003 e 2005. O suspeito foi descoberto pelo presidente da junta, Hugo Xambre Pereira, que assim que tomou posse ordenou uma auditoria às contas da junta.

"Confrontei-me com uma dívida de 80 mil euros à Caixa Geral de Aposentações, dez mil à ADSE e 110 mil às Finanças. Paralelamente, uma funcionária quis aposentar-se e não podia por causa da dívida", disse ontem o autarca ao DN. Fonte da PJ explicou que, desde a queixa apresentada pelo novo presidente, foram analisados "milhares de documentos" que terão sido falsificados.

"Como as juntas de freguesia do País lidam com pouco dinheiro em numerário, o funcionário falsificava os documentos relativos aos pagamentos ao Estado e apropriava-se ilicitamente dos valores", disse a fonte. A PJ acredita que o suspeito, a trabalhar na junta desde 1994, possa ter-se apoderado de mais quantias, mas "era impossível e impraticável analisar tantos documentos em tempo útil".

O actual presidente da junta conta com um prejuízo de, pelo menos, 200 mil euros - por causa dos juros. Nos quase quatro anos de mandato tentou pagar a dívida. "Está quase tudo pago, mas não pude investir numa série de outras coisas por causa disto. E tivemos de pagar nós a aposentação da funcionária, até estar tudo saldado", explicou.

Meses após formalizar a queixa, Hugo Xambre Pereira despediu o funcionário, de cerca de 50 anos, que assumiu o que fez - embora dissesse que não o fazia escondido, insinuando o conluio de alguém. O contabilista ainda avançou com uma queixa ao tribunal e a junta de freguesia viu-se sentada no banco dos réus, acusado de despedimento sem justa causa. "A sentença deu-nos razão", diz o presidente.

Só agora a PJ conseguiu acabar o relatório da investigação sugerindo que o suspeito seja acusado de peculato (desvio de dinheiro) e falsificação de documento. O dinheiro desviado terá sido aplicado na compra de bens, como carros.


As dívidas que este Executivo da Freguesia do Beato andou a pagar. Esperamos por Justiça e pela oportunidade de um mandato sem dívidas onde possamos investir tudo na Freguesia. Em Agosto, vamos acabar de pagar os juros que ainda estamos a dever à Caixa Geral de Aposentações para ficar com tudo pago.

Sem comentários:

Enviar um comentário