quarta-feira, 20 de maio de 2009

Da Europa para as Áreas metropolitanas

Do estimado camarada e amigo Pedro Silveira, recebemos este texto cuja oportunidade é evidente no sentido de, uma vez mais, juntar-mos todos os nossos esforços na mobilização massiva durante a campanha eleitoral no sentido de garantir o melhor para o nosso país, que será a eleição de deputados socialistas para o Parlamento Europeu.

RM


Com o aproximar das eleições europeias apercebemo-nos melhor da influência da União Europeia no nosso país e, consequentemente, nas nossas vidas e da importância de possuirmos uma estratégia de desenvolvimento concertada com um conjunto de países vizinhos e com quem temos afinidades importantes.

A construção do projecto europeu baseou-se inicialmente na paz mas foi-se redefinindo e alargando com o passar dos anos, à medida que a exigência dos tempos e dos povos aumentou, passando a abarcar áreas como a agricultura e pescas, a saúde, o ambiente, transportes, justiça, direitos do consumidor e muitas outras áreas importantes. Todas essas áreas evoluíram porque existia uma vontade comum em cooperar num determinado estilo de desenvolvimento sustentável e justo, onde as desigualdades entre Estados pudessem ser esbatidas e pudessem mais eficientemente ser aproveitadas as potencialidades de cada um.

A União Europeia tem exactamente na sua génese esse compromisso – a cooperação. É esta também a lógica que subjaz à existência e funcionamento das Àreas metropolitanas: o empenho no desenvolvimento de todos os municípios integrantes e a prossecução de interesses comuns a todos eles. E se pararmos para pensar um só minuto que seja quão serão mais adequadas as soluções ao nível de transportes, ambiente, urbanismo, segurança, turismo, etc se encaradas de uma perspectiva integrada perceberemos que muito pode ainda ser feito em termos metropolitanos.

Realizarmos no entanto aquilo que está na origem das Àreas metropolitanas, tal como da União Europeia, é essencial para nos sentirmos parte integrante do projecto e, assim, conseguirmos ajudar a construir melhores comunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário