segunda-feira, 11 de maio de 2009

UMA GERAÇÃO EUROPEIA

Reuniu-se, nos dias 1,2 3 em Mangualde a Comissão Nacional da Juventude Socialista que debateu o Manifesto Eleitoral que a nossa Organização irá apresentar a todos nas próximas eleições para o Parlamento Europeu.

Sob o lema de UMA GERAÇÃO EUROPEIA, vamos tentar mobilizar a juventude para as soluções para todos nós que podem vir de Estrasburgo e para as quais temos de estar dispostos a levantar bem alto as nossas bandeiras.

Como diz, e muito bem, o Professor Vital Moreira, estas não podem ser encaradas como umas eleições de segunda. É um assunto demasiado sério para podermos meter férias, passar-mos ao lado ou simplesmente aceitar que outros decidam por nós.

É dever de todo o jovem socialista esclarecer os seus amigos para demonstrar que as nossas posições são as que apontam para uma Europa socialmente mais justa e economicamente mais rica.

Do Manifesto são retiradas sete ideias principais:
Políticas de Crescimento e emprego para todos
Igualdade Salarial real
Erasmus para todos
Europa e mobilidade
Defesa dos Serviços Públicos
Acesso a reconhecimento de plenos direitos
Uma Europa Alargada e com uma voz internacional

Destes pontos não posso ignorar a questão do Erasmus para todos. Todos vimos como que, num golpe de magia, o PSD apresentou esta como sendo a sua grande bandeira para a juventude nestas eleições. Lembraram-se! Infelizmente, a comunicação social acabou por dar eco a esta ideia que foi por eles só agora adoptada quando o comboio já tinha saído da estação. Mas acho que é um ponto positivo. Positivo pois é o assumir, pelo menos internamente, da necessidade dos jovens conhecerem os seus vizinhos europeus para que com isso possam sentir mais o que é ser europeu, o que é fazer parte desta União Europeia.

Tenho a certeza que o Dr. Paulo Rangel vai seguir atentamente o programa da Juventude Socialista para poder retirar ideias para o seu próprio manifesto. A nós só nos deve orgulhar.
Mas a curiosidade estende-se quando, chegado a Estrasburgo, esse futuro Eurodeputado for conviver com as ideologias liberais e de direita do Partido Popular Europeu que não defende esta medida e que não quer ouvir falar em mais apoios para jovens. Será que terá coragem de votar com o grupo de socialistas europeus? Ou irá recorrer à amnésia, esse mal que atinge tanta gente em tantas alturas da vida para seguir em frente. Se há pressa no PPE em garantir que Durão ..perdão José Barroso seja já eleito Presidente da Comissão, nós queremos também já o compromisso que o Erasmus para todos vai ser uma realidade….não só porque é muito mais simples, mas também porque vai ser, sem dúvida alguma, muito mais positivo para todos.

RM

Sem comentários:

Enviar um comentário