
Viva o 25 de Abril!
NOTÍCIAS, DADOS E REFLEXÕES DA JUVENTUDE SOCIALISTA DA ÁREA URBANA DE LISBOA
Pelo significado político que daí advém, não quero deixar de dar uma palavra sobre o momento político de hoje:
Reuniu-se a Assembleia-geral de Militantes da Secção de Odivelas com o intuito de votar o candidato a apresentar pelo Partido nas próximas eleições autárquica.
Com uma afluência superior a 100 militantes, com 97 votos favoráveis, 2 contra e 3 brancos, os militantes resolveram encarnar mais uma vez o espírito Jovem que se está a criar naquele concelho e apostar no camarada Nuno Gaudêncio para se tornar o próximo Presidente de Junta de Freguesia.
E não se trata de uma junta qualquer. Para além de ser o cuore do concelho, Odivelas é das maiores Freguesias do país.
Esta aposta insere-se numa política de apoio aos jovens que tem sido desenvolvida pela autarquia e que já obteve um justo destaque aquando da visita do Secretário-Geral da Juventude Socialista Duarte Cordeiro aquele concelho.
Agora passou-se das palavras aos actos. Não são somente políticas de juventude, mas também candidatos jovens para lugares de responsabilidade política que garantem a vontade de renovação do Partido. Odivelas é um exemplo!
O camarada Nuno Gaudêncio a quem todos reconhecemos competência e vontade de liderar o destino daquela que é a sua terra, tem em mãos uma enorme responsabilidade. Mas todos dentro da Juventude Socialista ( e também do PS de Odivelas) não têm quaisquer dúvidas que irá responder de forma triunfante a mais este desafio, tal como o fez quando se tornou coordenador da secção do Partido Socialista de Odivelas.
Um grande abraço Nuno Gaudêncio e a toda a secção de Odivelas e os desejos sentidos que te tornes o próximo Presidente da Freguesia de Odivelas.
Um forte obrigado por nos provar, uma vez mais, as diferenças entre as NOSSAS ideias e as suas.....
Na passada 6ª feira, dia 17 de Abril, comemorámos todos os 30 anos do dia em que Américo Tomáz, então Presidente da República, engasgou-se quando um estudante de Coimbra rompeu o protocolo e resolveu pedir a palavra durante uma das muitas inaugurações do Chefe de Estado.
Porque o espírito de Abril deve estar sempre connosco, especialmente em alturas de crise como a que hoje vivemos, temos de recordar e divulgar esses actos de coragem que desafiaram um regime fascista, opressivos e caduco que governava Portugal.
Aos estudantes de então, que sofreram na pele o seu acto, o nosso OBRIGADO e ao então Presidente da Associação de Estudantes que ousou pedir a palavra uma grande homenagem: Alberto Martins é e será sempre um símbolo da irreverência que caracteriza a Juventude Socialista.
DEBATER A EUROPA…OU QUASE…
Depois de termos visto o Partido Socialista a escolher para cabeça de lista às eleições para o Parlamento Europeu um dos nossos maiores pensadores contemporâneos, eis que somos confrontados com as escolhas dos outros partidos.
Se da esquerda anti-progresso temos mais do mesmo (literalmente…até são os mesmos candidatos…), da direita surgem dois novos rostos.
O CDS-PP lança o nome de um dos seus cinco militantes activos (Nuno Melo) enquanto o PSD surpreende com a escolha. Queria utilizar uma palavra para o descrever mas como não consigo, tenho mesmo que usar duas: Canivete Suíço…
Sim, porque a escolha de Paulo Rangel, mais parece a solução do costume. Hei-lo a tomar as rédeas da Europa, depois de ter sido apontado como líder parlamentar do PSD e hipótese para Provedor de Justiça, e Director do Festival dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz.
Se o Professor Vital Moreira tem obra escrita ( e agora publicada) sobre a União Europeia e o seu futuro, do deputado Paulo Rangel conhecem-se ZERO, repito ZERO, ideias sobre a Europa. E não sou eu que digo….
(Fonte: Site grupo Parlamentar do PSD)
Obras Publicadas: Repensar o Poder Judicial, 2001, Porto(Publicações Universidade Católica);Reserva de Jurisdição; Sentido Dogmático e Sentido Jurisprudencial, 1997, Porto (Universidade Católica Editora); Concertação, Programação e Direito do Ambiente, 1994, Coimbra (Coimbra Editora); No Prelo: Guerras Surdas - Crónicas da Tensão Política, 2005, Coimbra(Tenacitas);
Parece que já estou a imaginar os debates onde não se discute a Europa e o que verdadeiramente está em causa, para se voltar ao bate boca que nãos nos conduz a lado nenhum, perante o espanto do Professor Vital Moreira, que irá pensar muitas vezes que é Portugal NA Europa e os representante que para lá vão ser enviados, que está em causa.
Manuela Ferreira Leite vai esperar pelo resultado de umas eleições onde não podia lançar um nome forte pois a vitória desse nome seria pessoal e não do Partido. Afastaram-se assim alguns dos chamados Barões que já preparam a sucessão de uma líder que, desde o início, não passou de uma solução de transição para um momento muito próprio. O momento seguinte, pós- Ferreira Leite, esse sim, parece ser o que já se planeou.
Assim sendo, e ignorando totalmente o que se vai discutir, vamos continuar a olhar para as Eleições do Parlamento Europeu como sendo questões de segunda porque parece que SÓ o Partido Socialista as encara com a importância devida e compõe uma lista que procure fazer desta uma Europa mais justa, mais igual, mais solidária, mais próxima da Agenda 2000 e do Tratado de Lisboa.
Uma palavra especial para o camarada Pedro Delgado Alves, indicado pela Juventude Socialista, para a lista.
Quem tem o privilégio de o conhecer, sabe das suas excepcionais capacidades intelectuais e dos momentos de clarividência jurídica e ideológica com que nos brinda.
Um forte cumprimento ao Pedro Alves, também ele militante da JS FAUL, com a certeza que se tornará num valor acrescentado para uma lista forte.
RM
A semana federativa da JS FAUL mereceu destaque em alguns jornais locais que não quiseram deixar de enaltecer a iniciativa que procura alertar para problemas e propor soluções ao invés de investir na moda dos cartoons e da maldicência....
VILA FRANCA DE XIRAA inércia do executivo foi também verificada em locais (que deveriam) ser de excelência para o concelho e que estão extremamente mal aproveitados por parte do executivo camarário, como são os casos da Marina de Cascais e do Quartel da Cidadela, este último sendo o caso mais gritante de abandono por parte da CMC.
A comitiva que teve oportunidade de realizar esta visita (composta pelo Presidente da JS FAUL Pedro Pinto, os Camaradas de Oeiras e Amadora, Pedro Silveira e Rui Medeiros respectivamente, os Camaradas de Odivelas João António e Cláudia Lobato para além da presença dos Camaradas do Concelho João Barros e Miguel Matos e ainda de um grande amigo da JS Cascais,que saiu recentemente devido ao limite de idade, João Ruivo) pôde ainda verificar o desolador cenário existente no terreno da Antiga Praça de Touros de Cascais, (que era a 3ª mais antiga de Portugal) local onde vai nascer, uma vez mais, habitação de luxo. Habitação de luxo foi o que mais uma vez quem visitou o nosso concelho teve oportunidade de ver no Antigo Estoril-Sol, o caso mais "escandaloso" da irresponsabilidade da CMC que, ao invés, de praticar uma política que permita aos jovens do concelho conseguir o fácil acesso a habitação a custos controlados, continua a realizar projectos megalómanos que em nada beneficiam os munícipes de Cascais e em especial os jovens, cada vez mais desprotegidos por parte deste executivo.
Já se percebeu claramente qual o paradigma idiossincrático que norteia esta coligação PSD/CDS/CDU, que promove constantemente políticas de direita no nosso concelho, não é este o rumo que queremos para Cascais, é preciso Mudar, é preciso PS!
João Rocha
JS CASCAIS