quinta-feira, 2 de abril de 2009

SEMANA FEDERATIVA JS FAUL- JANTAR EM SINTRA



O Secretário-Geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, esteve ontem em Sintra num jantar/debate organizado pela JS Concelhia de Sintra, subordinado ao tema “Políticas Municipais de Juventude”.

O jantar realizou-se na freguesia de São Marcos, cidade do Cacém, e para além do Secretário-Geral da JS contou com a presença de Pedro Pinto, Presidente da JS da Federação da Área Urbana de Lisboa e de Paulo Marques, líder de bancada do PS na Assembleia Municipal de Sintra, bem como de membros da Comissão Política Concelhia da JS e diversos dirigentes da FAUL.

Os Jovens Socialistas partilharam a sua preocupação pelo “abandono” a que estão sujeitos os Jovens Sintrenses por parte do Executivo Municipal, uma vez que a Câmara de Sintra, como em tantas outras matérias, revela uma total ausência de respostas e soluções para os problemas e anseios da população mais jovem em questões tão prementes quanto a educação, o apoio ao acesso à habitação, a formação profissional, os equipamentos sociais, desportivos e de lazer, o apoio ao empreendedorismo jovem ou as políticas ambientais e de transportes.

Em bom rigor, constatou a JS que também em relação às políticas de Juventude a coligação PSD- CDS – CDU que (des)governa a Câmara Municipal de Sintra tem demonstrado falta de ideias que vão ao encontro das necessidades dos Jovens Sintrenses, e que, após quase oito anos com o Prof. Fernando Seara à frente da Câmara, o balanço a fazer é o de completa ausência de visão estratégica em relação às políticas municipais de juventude, situação que apenas foi atenuada por três anos em que este pelouro foi da responsabilidade de vereadores do Partido Socialista. Foi neste período de tempo que foram implementadas medidas e programas tão importantes quanto o Cartão Jovem Municipal, o Programa de Estágios Ocupacionais Sintra Estagia, a abertura de espaços de Juventude em várias Freguesias do nosso Concelho e o considerável apoio às organizações de juventude para promoção das suas actividades.

Após a entrega dos pelouros por parte dos vereadores do PS, uma evidência salta à vista…. aos Jovens Sintrenses este Executivo apenas tem para oferecer o habitual e reinante marasmo.

Basta olharmos para outros Concelhos do distrito de Lisboa para facilmente percebermos que todos os dias os Jovens Sintrenses perdem qualidade de vida e vêm diminuídas as suas oportunidades de agarrarem o futuro em condições de igualdade com os jovens desses territórios, sendo esta uma situação injusta e inaceitável.

Para além da profícua troca de ideias entre os presentes sobre estas matérias, a JS Concelhia de Sintra transmitiu ainda ao seu Secretário-Geral o entusiasmo vivido na estrutura pela recente escolha da Dra. Ana Gomes como candidata do PS á Câmara Municipal de Sintra, satisfação que é reforçada pelo facto desta ser acompanhada pelo vereador Domingos Quintas.

A JS Concelhia de Sintra está empenhada no trabalho em prol dos Jovens Sintrenses, acreditando que esta será uma candidatura ganhadora, trilhará caminhos para um futuro mais promissor, desenvolvendo-se políticas de juventude estruturadas e abrangentes no nosso Concelho, e afastando de vez a “catástrofe laranja” que se abateu sobre todos os Sintrenses e que no dia-a-dia dos jovens que vivem, estudam e trabalham em Sintra, tanto dificulta a sua caminhada por um futuro melhor. Empenho esse da JS Sintra e dos seus dirigentes, que saiu ontem reforçado por um compromisso de apoio indicado tanto pelo S.G. da JS como pelo Presidente da JS FAUL.

Sintra, 2 de Abril de 2009


O Presidente da JS Sintra

Daniel Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário