quarta-feira, 22 de abril de 2009

QUEREM TORNAR SEM EIRA NEM BEIRA NUM CIRCO DE FERAS

Tive acesso a este texto, do camarada João Rocha de Cascais, que me parece do maior interesse.
É inacreditável como hoje tudo serve para poder atacar o Governo. Mas também, vindo do Sr. Carvalho da Silva, atrevo-me mesmo a dizer que nada nos pode admirar...

Ao João Rocha quero também deixar uma mensagem: não é só por seres estudante que não és sindicalizado na CGTP. Qualquer pessoa que não se identifique com a esquerda anti-progresso, com a política do bota abaixo e das lideranças eternizadas não se vai juntar à CGTP e subjugar as suas lutas sindicais aos interesses partidários do PCP.

RM

Como profundo conhecedor de toda a discografia daquela que é a maior e melhor (na minha opinião, ora não fosse este um artigo de opinião) banda Portuguesa de sempre, os Xutos&Pontapés, foi com um misto de estupefacção e divertimento, com que estou a assistir a todo o alarido gerado em relação à nova música dos Xutos "Sem Eira nem Beira", passados dez dias da edição da música, integrada no último álbum da banda, denominado "Xutos&Pontapés".

As declarações proferidas pelo líder da CGTP Carvalho da Silva que afirma que a música dos Xutos é "uma síntese extraordinária do que são as práticas não só deste Governo, mas de todos os poderes”. E acrescenta que a letra “se adequa à mensagem que hoje emerge das manifestações” segundo o Jornal "Público" evidenciam um claro desespero do Sr. Carvalho da Silva em atacar o Governado liderado por José Sócrates e uma obsessão pela perda das eleições por parte do Partido Socialista.

Voltando à música, só um profundo desconhecedor das músicas dos Xutos pode considerar esta letra/música como um ataque pessoal a José Sócrates (como aliás já foi desmentido pelo Guitarrista da Banda, Zé Pedro, um admirador do Primeiro-Ministro) mas sim como uma crítica à sociedade que nos rodeia e àquilo que cada um de nós como cidadãos podemos melhorar no nosso quotidiano.

Este tem sido o mote e apanágio dos Xutos ao longo dos seus trinta e gloriosos anos de música, mensagens de amizade, amor, paz, harmonia e acima de tudo de intervenção social. Alguém em 1987 questionou se a música "Esta Cidade" era dirigida contra o actual Presidente da República, na altura Primeiro-Ministro Cavaco Silva? Ou digam-me se a música "Diz-me" de 2004, era contra a coligação que governava Portugal entre PSD e CDS, liderada pelo Dr. Durão Barroso..?

Chega de oportunismo político à mínima oportunidade Sr. Carvalho da Silva! Sem estar naturalmente (devido à minha condição de estudante), sindicalizado na CGTP, penso que muitos dos sindicalizados nesta organização questionam se Carvalho da Silva, nos últimos tempos se tem comportado como um líder sindical, mas, ao invés, se como um líder partidário disfarçado, interessado em que um certo partido político melhore o seu resultado eleitoral. É uma questão que deixo no ar...

Por último deixar uma mensagem aos Xutos - Continuem por mais 30 anos com esta energia, força e determinação e acima de tudo com este tipo de músicas, que nos façam acordar todos os dias com mais vontade de melhorar a nossa sociedade e ajudar todos aqueles que nos rodeiam.

E como o próximo concerto é no no meu concelho (dia 20, Casino Estoril), lá estarei e sejam Bem-Vindos de novo!

João Rocha
Juventude Socialista de Cascais

Sem comentários:

Enviar um comentário