quinta-feira, 16 de abril de 2009

QUO VADIS EUROPA?

DEBATER A EUROPA…OU QUASE…

Depois de termos visto o Partido Socialista a escolher para cabeça de lista às eleições para o Parlamento Europeu um dos nossos maiores pensadores contemporâneos, eis que somos confrontados com as escolhas dos outros partidos.

Se da esquerda anti-progresso temos mais do mesmo (literalmente…até são os mesmos candidatos…), da direita surgem dois novos rostos.

O CDS-PP lança o nome de um dos seus cinco militantes activos (Nuno Melo) enquanto o PSD surpreende com a escolha. Queria utilizar uma palavra para o descrever mas como não consigo, tenho mesmo que usar duas: Canivete Suíço…


Sim, porque a escolha de Paulo Rangel, mais parece a solução do costume. Hei-lo a tomar as rédeas da Europa, depois de ter sido apontado como líder parlamentar do PSD e hipótese para Provedor de Justiça, e Director do Festival dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz.

Se o Professor Vital Moreira tem obra escrita ( e agora publicada) sobre a União Europeia e o seu futuro, do deputado Paulo Rangel conhecem-se ZERO, repito ZERO, ideias sobre a Europa. E não sou eu que digo….

(Fonte: Site grupo Parlamentar do PSD)

Obras Publicadas: Repensar o Poder Judicial, 2001, Porto(Publicações Universidade Católica);Reserva de Jurisdição; Sentido Dogmático e Sentido Jurisprudencial, 1997, Porto (Universidade Católica Editora); Concertação, Programação e Direito do Ambiente, 1994, Coimbra (Coimbra Editora); No Prelo: Guerras Surdas - Crónicas da Tensão Política, 2005, Coimbra(Tenacitas);

Parece que já estou a imaginar os debates onde não se discute a Europa e o que verdadeiramente está em causa, para se voltar ao bate boca que nãos nos conduz a lado nenhum, perante o espanto do Professor Vital Moreira, que irá pensar muitas vezes que é Portugal NA Europa e os representante que para lá vão ser enviados, que está em causa.

Manuela Ferreira Leite vai esperar pelo resultado de umas eleições onde não podia lançar um nome forte pois a vitória desse nome seria pessoal e não do Partido. Afastaram-se assim alguns dos chamados Barões que já preparam a sucessão de uma líder que, desde o início, não passou de uma solução de transição para um momento muito próprio. O momento seguinte, pós- Ferreira Leite, esse sim, parece ser o que já se planeou.


Assim sendo, e ignorando totalmente o que se vai discutir, vamos continuar a olhar para as Eleições do Parlamento Europeu como sendo questões de segunda porque parece que SÓ o Partido Socialista as encara com a importância devida e compõe uma lista que procure fazer desta uma Europa mais justa, mais igual, mais solidária, mais próxima da Agenda 2000 e do Tratado de Lisboa.

Uma palavra especial para o camarada Pedro Delgado Alves, indicado pela Juventude Socialista, para a lista.


Quem tem o privilégio de o conhecer, sabe das suas excepcionais capacidades intelectuais e dos momentos de clarividência jurídica e ideológica com que nos brinda.


Um forte cumprimento ao Pedro Alves, também ele militante da JS FAUL, com a certeza que se tornará num valor acrescentado para uma lista forte.

RM

1 comentário:

  1. À última da hora, hábito já comum entre nós portugueses, lá foi apresentado o último candidato partidário ao parlamento europeu,o cabeça de lista do psd,Paulo Rangel.Uma escolha surpreendente a meu ver mas que nada de novo traz à discussão europeia.Mantém-se a mesma atitude política,atitude essa partilhada pelas restantes cores partidárias,como bem observado,e que se baseia numa inexistência de qualquer esclarecimento junto da população ,numa depreciação da importância das eleições europeias e na já conhecida politica do "bota abaixo".
    Parece portanto que o Partido Socialista está só na sensibilização para importância destas eleiçoes e na luta contra a sua maior ameaça politica,a abstenção.
    Urge neste momento cativar os eleitores para um maior espírito de participação civica que até então se demonstra reduzido para que todos possamos caminhar rumo ao progresso e melhoria da sociedade civil.

    ResponderEliminar