sexta-feira, 3 de abril de 2009

SEMANA FEDERATIVA JS FAUL - VISITA À AMADORA

Foi com muito prazer que a JS AMADORA deu as boas vindas à comitiva da JS FAUL no âmbito do périplo que esta tem feito pelos diversos concelhos da Federação Urbana de Lisboa no sentido de conhecer e divulgar as boas práticas e as boas escolhas das autarquias socialistas.
Para local da visita, foi escolhida a Escola Intercultural das Profissões e do Desporto, uma empresa intermunicipal cujo trabalho tem sido incansável aquém e além fronteiras no âmbito da formação.
O Sr. Eng. Adelino Serras, responsável no terreno pela concretização do projecto apresentou as linhas gerais em que o mesmo se desenrola para uma plateia com membros das diversas concelhias e que contava também com a presença do Secretário Geral da JS Duarte Cordeiro e do Presidente da JS FAUL Pedro Pinto.
A Escola tem como lema que a formação existe ao longo da vida e que é preciso dar resposta às necessidades e à vontade de aprender de todos independentemente da sua idade.
Assim sendo, são recebidos anualmente centenas de jovem há procura de formação prática para entrarem no mercado de trabalho. A Escola articula essa procura, com os diversos protocolos assinados com grandes empresas que operam no Concelho, garantido assim uma dupla formação, não só ao nível teórico mas igualmente on Job.
É com esta ideia que a Escola promove a EXPO Amadora que este ano vai contar com a presença de empresas como a PT, EDP e Auchan que vêem à Amadora para recrutar pessoas e para colaborar no tipo de formação que pretendem dar aos seus actuais e futuros colaboradores.
Como medida inovadora, e muito elogiada por todos, a Escola explicou que promove um centro de acolhimento para bebés para que os respectivos progenitores tenham onde deixar os filhos em horário laboral ou pós laboral, quando estão a receber a sua formação, independentemente de ser neste ou noutro local.
O modelo já foi inclusive exportado para a Ilha do Sal em Cabo Verde onde foi instalado um centro de formação assente nos mesmos princípios de actuação.
Duarte Cordeiro destacou a excelente iniciativa e a abrangente área de operação da Escola e o facto de a mesma sem que sejam despendidos grandes meios e com vontade política, pode ser adoptada noutros concelhos com os mesmos resultados, dando formação a muitos jovens que é preciso ajudar.

Rui Medeiros

JS AMADORA

Sem comentários:

Enviar um comentário