terça-feira, 21 de abril de 2009

O TRUQUE

Foram cândidos aqueles que acreditaram que a nova lei da paridade ia garantir uma nova oportunidade às mulheres de poderem participar na vida política. Ainda nem se realizou a primeira eleição e já temos forças políticas a justificarem a descida em lista com promessas que há candidatas para inglês ver.

Guilherme Silva justificou a descida do candidato da Madeira na lista do PSD com o compromisso que as candidatas que vão em terceiro e em sexto lugar (duas senhoras) não irão ocupar o seu cargo em Estrasburgo.

Para além de uma profunda vergonha para os próprios, é inaceitável que ainda existam pessoas que se prestam a servir de figuras meramente decorativas, simplesmente para cumprir uma lei que foi pensada precisamente para as ajudar.

E por muito que falem, há uma grande diferença entre este caso e o das candidatas do Partido Socialista Ana Gomes e Elisa Ferreira. Não é segredo para ninguém, que elas serão candidatas a duas Câmaras Municipais nas próximas eleições autárquica pelo que, quando os portugueses forem às urnas no dia 7 de Junho, vão votar com plena consciência deste facto.

Ora se não fosse a notícia do público, este TRUQUE, que desvirtua todo o conceito de participação das mulheres na vida pública, seria mais um anexo nas eleições europeias.
Porque será um escândalo se as senhoras resignarem aos seus mandatos, não deixo de estar curioso se a lista que vai entrar hoje na Comissão Nacional vai ser a mesma que vai sair….

E sobre tudo isto, que diz Manuela Ferreira Leite?

RM

Sem comentários:

Enviar um comentário