sábado, 16 de maio de 2009

EM MOVIMENTO

Em mais uma iniciativa da rejuvenescida JS CASCAIS, a Secção da Parede recebeu a visita do camarada Pedro Pinto para que pudesse, junto dos membros da concelhia, transmitir um pouco da sua experiência como membro da Assembleia Municipal de Lisboa.

Participaram nesta iniciativa, entre outros, o camarada Umberto Pacheco que, uma vez mais, mostrou o seu apoio à juventude, e brindou a audiência com as suas ideias e a sua experiência de muitos anos de trabalho para tornar Cascais um concelho mais moderno e mais solidário. Ex-membros da JS Cascais como João Ruivo, Luís Miguel Pereira não faltaram também à chamada.
Enquanto anfitrião o camarada João Rocha, com o seu habitual inconformismo, destacou o momento que se procura criar em Cascais e o papel essencial que os jovens da JS deverão ter enquanto porta-vozes por excelência dos jovens do concelho, quer em Assembleias de Freguesia, quer na própria Assembleia Municipal.

O Presidente da JS FAUL dividiu a sua intervenção em dois pontos, iniciando com a sua experiência como oposição a Carmona Rodrigues, as propostas apresentadas e a colaboração do Partido Socialista às suas ideias.

Na segunda parte falou, naturalmente, do seu papel enquanto membro de uma câmara com maioria socialista, onde as políticas são mais direccionadas para as ideias que ele próprio e a JS defendem.

A transformação de que Lisboa foi alvo nos últimos anos, com o recomeço efectivo de algumas obras emblemáticas, como a requalificação da Avenida da Ribeira das Naus e a conclusão do prédio EPUL na Av. Das Forças Armadas, são destaque de uma Lisboa que voltou a acordar de após seis anos de desgoverno de direita.

Sendo uma das grandes bandeiras da Juventude Socialista, a participação cívica e mais concretamente a elaboração de um orçamento participativo, ideia considerada impossível de desenvolver na capital, foi igualmente apresentado para gáudio dos camaradas de Cascais, para quem esse tipo de iniciativas não passam de uma miragem.

Posteriormente, foram abordados temas como o funcionamento da Assembleia Municipal e possíveis ideias para a sua reforma, havendo um acordo na sala que se torna quase impossível garantir mais poder a este órgão com a actual composição do mesmo. Não tem qualquer sentido que um partido que ganhe as eleições para a Assembleia Municipal veja a sua representação diminuída pela presença massiva, como nos casos de Braga e de Barcelos, dos Presidentes de Junta de Freguesia.

Pedro Pinto fechou a parte de intervenções do público incentivando os próprios jovens a passar palavra, desafiando todos a tentarem dar o seu melhor em prol do bem comum, relatando as razões do porquê da sua entrada na vida política activa: “era membro de associações de estudantes e acreditava (e acredito) que posso ser mais um que faça a diferença”; sobre a idade certa para entrar na ida política: “a altura sobre quando entrar depende de cada um de nós, não existe uma idade acertada”; sobre os seus objectivos enquanto autarca “A Juventude Socialista, sendo de esquerda, rege-se por três ideias base: justiça social, igualdade de oportunidades e desenvolvimento ambientalmente sustentável. É por isto que um autarca socialista deve pugnar e serão estes os fins que a sua política deve seguir”.

RM

1 comentário:

  1. Caríssimo Camarada,
    Note-se que o nome do nosso camarada é Umberto Pacheco.
    Desde já agradeço o seu importante hábito de escrever esta(s) crónica(s) que ajuda a relatar a JS hiperactiva, no bom sentido da palavra, que tudo tem feito pelos jovens e pelos 'graúdos', pelos mais e menos privilegiados: tudo em tudo a pôr ideias a mexer, a agir por mais igualdade.

    ResponderEliminar