quarta-feira, 8 de abril de 2009

SEMANA FEDERATIVA JS FAUL - UNIVERSIDADE AUTÁRQUICA

O dia 4 de Abril de 2009 vai ficar para sempre marcado pela histórica iniciativa que a JS FAUL promoveu em Loures. Perante mais de 120 participantes, que desde bem cedo disseram presente, os membros da Federação reuniram um rol de professores na sua universidade autárquica que fizeram deste debate uma verdadeira acção de formação para jovens quadros.


No Pavilhão Feliciano Bastos em Loures, a abertura ficou a cargo do camarada António Ramos Preto que, visivelmente impressionado com a afluência e o entusiasmo, destacou os novos papeis que as autarquias assumem na vida dos cidadãos bem diferente daquilo que ocupavam há pouco mais de 10 anos. Salientou ainda a importância de encontrar Políticas Metropolitanas para as questões locais.


O Presidente da JS FAUL, Pedro Pinto, e o Secretário Coordenador da JS Loures, Tiago Godinho destacaram a importância da formação que lhes possa garantir um enquadramento ao nível dos conhecimentos técnicos para complementar a acção ideológica proporcionada constantemente nas diferentes secções.
Carlos Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Loures, deu as boas vindas a todos e valorizou o contacto directo com os munícipes na era das novas tecnologias e a aposta que a sua autarquia tem feito ao nível da juventude, deixando o desafio para que a mesma seja estendida a outros concelhos.

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração LocaL, Eduardo Cabrita ofereceu uma ideia do seu percurso autárquico que passou por todos os cargos e utilizou a experiência governativa para destacar a importância nas novas tecnologias no desenvolvimento de novas políticas autárquicas. O segundo professor, Pedro Farmhouse, falou da importância da FAUL no contexto do país e das diferentes dimensões autárquicas que se vão apresentar aos novos eleitos.
Após uma breve pausa para almoço, a Universidade retomou actividade à tarde, agora com a presença do camarada Secretário-Geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro e as presenças, pelo Partido Socialista, de Rui Paulo Figueiredo, adjunto do Primeiro-Ministro e Marcos Perestrello, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Desta vez, centrando as atenções no “novo paradigma autárquico”, abordaram as áreas em que consideram necessário haver um reforço de intervenção autárquica e quais devem ser as apostas futuras.

Após a sua apresentação, houve oportunidade para um alargado número de intervenções da parte dos “universitários”, o que para além de animar o ambiente ainda mais, provou a consciência e espírito responsável com que os militantes da Juventude Socialista encararam este evento.

Finalizadas as intervenções e respostas pelo painel, procedeu-se ao encerramento da I Universidade Autárquica da JS/FAUL, com intervenções de Pedro Farmhouse, em representação do Presidente da FAUL, Pedro Pinto, Presidente da JS FAUL e ainda do Secretário-Geral da JS, Duarte Cordeiro, que elogiou a importância da formação dos jovens para que o futuro que eles representam seja trilhado já hoje.






2 comentários:

  1. Que grande iniciativa!
    Mais de cem jovens...sábado de manhã...e ainda uns falam nos jovens longe da política.
    Cabe ao PS apostar nesta geração que as novas estão já ao virar da esquina
    Assim se formam jovens informados que vão fazer políticas responsáveis para o bem comum!
    JS FAUL em grande!

    ResponderEliminar
  2. E um grande Viva ao Tiago Godinho e à malta de Loures que dão cartas na organização!

    ResponderEliminar